Requisitos necessários para obter o AVCB no empreendimento

Um empreendimento precisa estar com tudo em dia para ser certificado como seguro, principalmente com o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Já pensou se todos os prédios onde ocorrem circulações de pessoas não apresentassem medidas de segurança? Tais aspectos precisam ser muito bem definidos para que não haja problemas futuramente. 

Muitas dúvidas podem surgir, por isso preparamos um material completo para você entender melhor. Continue lendo este artigo para descobrir mais sobre o documento de segurança emitido pelos bombeiros e como obtê-lo no seu empreendimento. 

O que é o AVCB e para que serve?

É um documento que consta que o empreendimento cumpre todas as medidas de segurança contra incêndios. Os prédios acima de 750m² de área construída ou que possuem um público maior do que 250 pessoas precisam ter essa certificação.

Além disso, o documento é necessário quando uma edificação tem mais de 12 metros de altura ou mais que 3 andares. A emissão do AVCB não é necessária para residências pequenas, unifamiliares, mesmo que elas façam parte de pisos superiores de lojas. 

Por esse motivo, o prédio precisa estar completamente seguro, incluindo a existência de rotas de fuga adequadas, sistemas de alarme e detecção de incêndio, extintores de incêndio, sistemas de iluminação de emergência, saídas de emergência desobstruídas, entre outros.

Projeto de proteção contra incêndio

Para que o AVCB seja emitido, é necessário ter um projeto técnico elaborado por um profissional habilitado (engenheiro ou arquiteto) que demonstre o cumprimento das normas e especificações exigidas pelo corpo de bombeiros. Contendo, portanto, todas as informações detalhadas sobre medidas de prevenção e combate a incêndio adotadas no local.

Para isso, a instalação de equipamentos de combate a incêndio deve ser feita. Materiais como extintores de incêndio, hidrantes, mangueiras e sprinklers devem ser instalados de acordo com as normas e padrões estabelecidos.

Além disso, é necessário fornecer a sinalização adequada dentro do estabelecimento para obter a AVCB. Incluindo placas indicativas de saídas de emergência, rota de fuga, localização de equipamentos de combate a incêndio e demais informações relevantes para a segurança.

AVCB ou PPCI?

Existem diversos documentos que visam a segurança contra incêndio dos empreendimentos. O PPCI, por exemplo, é um  Plano de prevenção e Proteção Contra Incêndio. Esse projeto é realizado antes de se obter o AVCB, sendo necessário a visita do Corpo de Bombeiros.

Os dois são necessários para o bom funcionamento do sistema, pensando na proteção do local e das pessoas que ali estão. Além disso, é muito importante que os funcionários do local recebam treinamento adequado para saber como agir em caso de incêndio ou emergência.

Como funciona a emissão do documento?

Primeiro, é necessário comparecer ao atendimento dos Serviços de Atividade Técnicas do Corpo de Bombeiros da sua cidade. Feito isso, o corpo de bombeiros realizará a inspeção e vistoria no local. Será verificado se todas as medidas de segurança foram implementadas corretamente e se estão em conformidade com as normas.

Geralmente, é necessário fornecer a documentação adequada, como plantas do local, projeto de proteção contra incêndio, laudos e certificados de equipamentos. Também é necessário fazer o pagamento das devidas taxas, que podem custar entre R$ 3.000 a R$ 6.000.

Linha de prevenção de incêndio Intelbras

Para ter um local mais protegido, é necessário investir em equipamentos que irão trazer tudo o que você precisa para emitir o seu AVCB e garantir a segurança de todos no seu empreendimento. A linha Intelbras de Prevenção e Detecção de Incêndio fornece a segurança que sua obra merece. 

São eles: alarmes de incêndio, sinalizadores, luminária de emergência e hidráulica contra incêndio. 

O Mundo Hidráulico é um distribuidor autorizado Intelbras e estamos prontos para oferecer tudo o que você procura. Quer saber mais? Faça um orçamento com a nossa equipe e garanta o melhor para o seu empreendimento.